4 dicas para controlar o uso da tecnologia do seu filho

Com a facilidade e a habilidade do uso da tecnologia, as crianças começam a usar os recursos tecnológicos, principalmente a internet, logo cedo. Muitas vezes tentar monitorar e controlar o uso da internet, que traz um ‘mundo de informações’, não é uma tarefa fácil para os pais que dividem o tempo com o trabalho e com a responsabilidade de educar os filhos.

Crianças que estão ainda na primeira infância, como na Educação Infantil, por exemplo, já têm o hábito de usar a internet, muitas vezes, até com mais facilidade que os pais. São plataformas que possuem uma usabilidade intuitiva e comando de voz que podem ser utilizadas com facilidade pelas crianças, porém, precisam ser conhecidas e controladas pelos pais.

Entre os desafios enfrentados pelos pais estão: controlar o que os filhos acessam na internet, monitorar o tempo online, saber até que ponto os jogos são saudáveis, e também saber controlar o próprio uso, afinal, os filhos são os reflexos dos pais. Para lidar com esses desafios e solucionar os problemas, vamos apresentar algumas dicas.

1 – Converse com seu filho e faça ‘combinados’, ou seja, acorde com ele quanto tempo ele vai poder ficar usando a internet.

2 – Tente administrar o tempo do seu filho. Organizar, por exemplo, o horário de realizar a tarefa, fazer alguma atividade esportiva, brincar, ficar na internet e dormir. Lembre-se, as crianças precisam de rotina.

3 – Utilize a internet com seu filho, através de brincadeiras, contação de histórias e jogos educativos. Algumas escolas adotam livros que possuem atividades para cada etapa de ensino, a partir da Educação Infantil e segue também pelo ensino Fundamental e Médio.

4 – Instale aplicativos que possam monitorar o que o seu filho acessa. Entre os aplicativos que existem no mercado, estão: DinnerTime, Family Guardian e Kaspersky Parental Control.

Roberta Patu

Assuntos relacionados:

  • Nenhum assunto relacionado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>