Como começar seu negócio e vender online?

Um guia rápido de como começar seu negócio e vender online com dicas e ferramentas que ajudarão para um empreendimento de sucesso .

  • INVESTIGUE SEU MERCADO 

PROCURE SABER MAIS!

Para começar seu negócio, faça um trabalho de detetive. Procure saber sobre quem são seus concorrentes! Você precisa saber: Seu produto cria um novo mercado? Seu produto é uma variação de um produto que já existe? Onde você se encaixa? Seu produto tem um nicho de mercado para explorar?

Passe algum tempo pesquisando a ideia do seu produto e veja se alguém já vende a mesma coisa.

  • TESTE SEU MERCADO 

QUAL O TAMANHO DA OPORTUNIDADE?

Você não vai querer começar um novo negócio para um mercado que não está querendo comprar. Se o seu produto já existe, as pessoas buscam pelo seu produto na internet? Existem várias ferramentas grátis para você ver isso, como Ferramenta de Palavras-Chave do Google e Google Trends. Tente buscar por palavras-chave relacionadas ao seu produto. Existe tráfego para elas? Seu mercado está crescendo, de acordo com o Google Trends?

Se estiver disposto a gastar dinheiro para testar seu conceito um pouco mais, você pode experimentar o Google Adwords. Se já existe um mercado para o seu produto, anuncie em palavras relacionadas à ele. Se o seu produto é completamente novo, é melhor testar usando anúncios em sites que os usuários possam se interessar.

  • FAÇA UM PROTÓTIPO 

CRIE UM PROTÓTIPO E TORNE SUA IDEIA UMA REALIDADE

Se você está criando um produto físico, é bom que você olhe opções sobre como fazer um protótipo 3D. Se está criando roupa, entre em contato com um fabricante que possa te ajudar a materializar sua ideia. Empresas especializadas em modelagem podem te falar quanto vai custar para montar um protótipo de uma linha de roupas ou acessórios.

  • CRIE SUA MARCA 

CRIE UM NOME E UM WEBSITE

Além de dar um nome legal para o seu negócio, não se esqueça de se certificar que o endereço do site da sua marca esteja disponível. Se a sua nova marca não tem um domínio disponível, isso pode afetar a visibilidade dela na web seriamente. Se você vai revender algum produto, pesquise domínios que incluam palavras comuns nesse mercado – as ferramentas de busca vão te recompensar! Você também precisa garantir que sua marca não está registrada, já que isso pode causar alguns problemas legais no futuro. Consulte a Junta Comercial do seu Estado e leia o Guia básico de Marcas do INPI.

A seguir, você precisa desenvolver uma identidade visual para sua marca. A melhor maneira de começar é criar um logo profissional. A maneira mais barata e eficaz de fazer isso não é ir atrás de uma empresa mas sim de um webdesigner experiente que tenha contato direto com você. Existem ferramentas de crowdsourcing para design também, como 99designs e Logo Tournament. Sua loja virtual precisa ser visualmente atrativa – esse é um elemento base do seu negócio online, e faz seus clientes confiarem em você.

  • FABRIQUE SEU PRODUTO

É HORA DE PRODUZIR SEUS PRODUTOS E VENDER ONLINE

Mesmo que você esteja criando os primeiros produtos que você vai vender à mão, é importante ter um plano para quando você precisar fabricar em escala. Principalmente no começo do negócio, não fique com muito produto estocado – você não sabe se o mercado está disposto a comprá-lo. Por outro lado, não fique sem nenhum produto para vender, no caso da demanda aumentar.

Você tem algumas opções no que tange a fabricação do produto. Se você pretende fabricar no Brasil, a melhor maneira é contratar profissionais capacitados para produzirem o produto, ou ir atrás de uma parceria com um fabricante que possa te ajudar. Se você está buscando cortar custos e pretende fabricar em outro lugar, serviços como Alibaba podem te ajudar a encontrar parceiros no exterior.

  • CONFIGURE SUAS OPÇÕES DE ENVIO

PLANEJE COMO VAI ENTREGAR OS PRODUTOS A SEUS CLIENTES

Pense com carinho sobre como você vai enviar seus produtos. As dimensões e o peso do produto são fatores determinantes nos custos de envio. Se você vai enviar seus produtos por Sedex ou PAC, compre as embalagens previamente na loja virtual dos Correios. Mas saiba que você não é obrigado a comprar a embalagem deles, então quando quiser aumentar sua margem de lucro, vá atrás de embalagens duráveis e compre-as em lote, isso vai reduzir seus custos. Não se esqueça das implicações de enviar internacionalmente. Coisas como impostos e taxas, além do maior custo de envio tem um grande impacto na viabilidade do seu produto em outros países.

  • PLANEJE SEU LANÇAMENTO

CRIE UMA ESTRATÉGIA PARA LEVAR O SEU PRODUTO AO MERCADO

É importante ter um plano de lançamento traçado para ganhar aquele empurrão inicial nas vendas, que são vitais para o começo de qualquer negócio. Se o seu produto tende a ser muito caro para ser produzido e tem alcance internacional, você pode tentar plataformas de crowdsourcing como o Kickstarter. No Brasil esse conceito é pouco explorado e ainda ineficaz para produtos físicos, mas você pode tentar o Catarse

Para chamar atenção sobre seu produto, é bom planejar promoções, seja lançando seu produto em um evento de mercado importante, dar seu produto gratuitamente para celebridades ou pessoas influentes, ou simplesmente montar um press release para o lançamento. Esteja preparado.

  • TENHA UM PLANO DE MARKETING

COMO VOCÊ VAI DIVULGAR SEU NEGÓCIO E VENDER ONLINE?

Quais são os elementos de marketing que você vai precisar para vender online seu produto? Você já pensou sobre a otimização dos sistemas de busca? Se você vai ter anúncios pagos você deve ter um orçamento e esperar um retorno, tanto para seu marketing online quanto pro offline. Se tem contatos na mídia, local ou nacional, você vai conseguir aproveitá-los para ter alguma publicidade? Mídias sociais podem ser ótimas para criar excitação sobre seus produtos, mas você precisa investir tempo para obter bons resultados. Você também precisa garantir que está medindo tudo sobre seu site para que possa corrigir o que não está funcionando, e melhorar e otimizar o que está. Ferramentas grátis como o Google Analytics te dão uma visão surpreendente sobre seus clientes e seus esforços de marketing.

DANIEL RIBEIRO DOS SANTOS

 

 

Assuntos relacionados:

  • Nenhum assunto relacionado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>