Dicas de Comunicação

Vai mais um de queijo aí???

 

 

 

 

 

Assessoria de imprensa não é pastelaria

Quem trabalhou em agência já deve ter ouvido essa brincadeira em algum momento. O cliente pede um press release, em meio a um turbilhão de divulgações, e logo alguém solta: “Vai mais um de queijo ai´?”. Como se as assessorias de imprensa nada mais fossem que pastelarias, que “soltam” pastéis de queijo, carne ou qualquer outro sabor para “deus@céu” (termo utilizado para denominar um mailing “sem filtro”, com milhões contatos).

Há algum tempo eu estava conversando com a diretora de marketing de uma grande empresa e ela mencionou que sempre se irritava quando tinha reunião com sua assessoria de imprensa, pois sabia que viriam com as mesmas sugestões de “press kits” pra tudo. Na hora fiquei com vontade de rir, porque fazia tempo que não ouvia o termo “press kit”. Ela explicou que sempre que falava de um lançamento, a agência sugeria fazer um press release para a imprensa e quando era um anúncio um pouco maior, a solução era coletiva de imprensa e press kit (press release + pen drive + bloco + caneta).

Fiquei com essa história na cabeça até que, em um jantar semana passada, ouvi mais um depoimento que reforçou a questão. Veio de outro diretor da área de marketing. Ele disse que de todas as agências com as quais trabalha, a assessoria de imprensa é a mais preguiçosa. Foi como um soco no estômago, principalmente sabendo o quanto se trabalha na área, mas comecei a refletir e entendi o problema… é justamente o pastel!

De nada adianta trabalhar mais de dez horas por dia, se o principal stakeholder da agência, o cliente (seja ele do Marketing ou da Comunicação), acredita que o trabalho é básico, commodity ou preguiçoso. Por isso, acho que vale fazer uma reflexão se, muitas vezes, não é a própria assessoria que aceita a demanda de pastéis e cria um círculo vicioso de maus hábitos de comunicação.

Leia o artigo completo em: Vai mais um de queijo aí?

Autor: Eliene Costa

Assuntos relacionados:

  • Nenhum assunto relacionado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>