Morue à la Provençale

Apesar da gastronomia portuguesa reivindicar um prato de bacalhau para cada dia do ano, as regiões do Sul da França também têm uma forte tradição com esse peixe, igualmente encontrado no mar mediterrâneo. 

Os pescadores da Noruega começaram a pescar o bacalhau em alto mar a partir do século XVII e até os anos 30 eles costumavam abastecer-se de sal na região de Aigues Morte, Languedoc Roussillon e Provence. Assim as populações locais criaram várias receitas de bacalhau, sendo uma das mais conhecidas, a Aioli. Por tradição, acompanha-se o Bacalhau na França, com vinhos brancos encorpados.


Receita da região da Provence: 

Morue à la Provençale

– Preparar 500 ml de molho de tomate ao óleo de oliva e reduzir até engrossar
– Colocar esse molho numa caçarola e reservar
– Cortar em pedaços grossos 800 gramas de bacalhau dessalgado por 24 horas em várias trocas de águas
– Colocar esses pedaços em água fervente (poché) alguns segundos para guardar a textura firme do pedaço. Secar.

– Colocar os pedaços no molho de tomate e deixar cozinhar em fogo baixo de 10 a 15 minutos

– Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto
– Colocar numa travessa acompanhado de batatas cozidas no vapor ou legumes à la provençale

Como o bacalhau é preparado de diversas maneiras, é possível harmonizar perfeitamente vinhos tintos, assim como brancos.

Nossa sugestão de tintos são: Blason d’Aussières 2012, do sul da França e o aromático Crozes Hermitage Les Hauts du Fief 2012.

Agora se a preferência for pelos brancos, o rico Deusyls 2013 ou o surpreendente Domaine Duclaux Châteauneuf-du-Pape Blanc 20111, agradarão com certeza.

Um prato Provençal não poderia deixar de ter Rosés como protagonistas e para esta receita separamos um rosé repleto de frescor e elegância, o Petit Rimauresq 2013 e o Rimauresq Cru Classé 2014, um vinho mais gastronômico e marcante.

Acesse http://www.magnumclub.com.br para visualizar o portfólio completo.

Santé!

Natália Pieta

Assuntos relacionados:

  • Nenhum assunto relacionado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>