Parlamento Europeu condena violência contra os Guarani-Kaiowá

Indios Guarani-Kaiowa

Marcha dos índios Guarani-Kaiowa.

O Parlamento Europeu aprovou, nesta quinta-feira (25), uma resolução sobre a situação dos Guarani-Kaiowá no estado de Mato Grosso do Sul. Os eurodeputados condenaram os atos de violência perpetrados contra as comunidades indígenas no Brasil e pediram que seja elaborado um plano de trabalho que dê prioridade à conclusão da demarcação de todos os territórios reivindicados pelos Guarani-Kaiowá, considerando que “muitos dos assassinatos se devem a represálias relacionadas com a reocupação de terras ancestrais”.

O eurodeputado português, Antônio Marinho, do Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, ressaltou que a resolução não pretende ser “um ato de hostilidade” contra o governo do presidente Michel Temer, mas um “estímulo para que as autoridades ponham um fim a uma situação que choca a comunidade internacional e a própria sociedade brasileira“.

Francisco de Assis Gaspar dos Santos

Assuntos relacionados:

  • Nenhum assunto relacionado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>